Deu Ruim: Episódios 1-28

 

Herdeiro do Notícia da Semana e apresentado por Danilo Heitor, Bruno Pommer e Beatriz Aceto, o podcast pretende discutir, a cada episódio, sintomas diferentes de que a humanidade sob o capitalismo caminha para o abismo. Os episódios alternam semanalmente entre boletim, com vários colunistas fixos, e entrevista, com pessoas convidadas.

Twitter do podcast: https://twitter.com/DeuRuimPod

Deu Ruim é hospedado pela Rádio Sens, uma rádio online anticapitalista, e produzido pel’O Anarresti. Para conhecer outros programas d’O Anarresti, acesse: https://twitter.com/OAnarresti

Ou mande um email: oanarresti@gmail.com


EPISÓDIOS!

Você lembra do que aconteceu no longínquo mês e novembro? O DR#28, o último do ano, edição de quase-Natal, analisou o 11º mês de 2020, indo das eleições ao apagão no Amapá, sem esquecer de passar por Diego Armando Maradona.

O formato foi um botecão: os comentaristas todos juntos ao mesmo tempo, com exceção da Leonor Macedo e do Maurício Klaser, ocupados pelo trabalho mais uma vez.

Link: https://senscast.org/2020/podcast/deu-ruim-28-calma-que-piora-nov-2020/

 

Passada a nossa “festa da democracia”, o DR#27 resolveu explorar duas sociedades que tem outras práticas e outro entendimento pra democracia: os territórios libertados pelo exército zapatista, no México, e pela população curda, em Rojava.

Pra fazer isso, convidamos o professor e psicólogo Alessandro Campos, que esteve com o EZLN no México, e a internacionalista e ativista do movimento de mulheres do Curdistão Florencia Guarch. Nas referências, bastante material bom sobre as duas experiências. Lembrando que temos um Twitter e um grupo de discussão d’O Anarresti no WhatsApp.

O convidado do DR#26 é um ouvinte do programa: o professor cearense Leon Xavier, que conversou conosco sobre as mixtapes, o rap e a sua experiência com o uso da música nas salas de aula de Fortaleza.

Nas referências, muito rap cearense, é claro, e várias resenhas do próprio Leon em alguns sites de música, além dos trabalhos acadêmicos dele sobre o tema. Lembrando que temos um Twitter e um grupo de discussão d’O Anarresti no WhatsApp.

Link: https://senscast.org/2020/podcast/deu-ruim-26-a-fortaleza-do-rap-com-leon-xavier/

O Deu Ruim #25 convidou o grande esbravejador Thiago Corrêa, do Pistolando Podcast, pra explicar por quê e como o Spotify está avançando sobre o mercado de podcasts pelo mundo.

Nas referências, vários podcasts excelentes pra você escutar – enquanto o Spotify permitir. Corre lá!

Link: https://senscast.org/2020/podcast/deu-ruim-25-pistolando-o-spotify-com-thiago-correa/

Perto das eleições municipais, o DR#24 convidou a jornalista Cris Charão e a professora Evorah Cardoso pra falar sobre como ser penetra na “festa da democracia”.

Qual a importância de mulheres, pessoas negras, indígenas, LGBTQIA+ e outras minorias políticas estarem presentes nas câmaras? Ocupar esse espaço traz mudanças para o nosso cotidiano? Quais são elas? Pra além de ouvir o episódio, dá uma olhada nas referências, principalmente se você decidir que vale a pena votar e estiver em dúvida sobre em quem. Lembrando que temos um Twitter e um grupo de discussão d’O Anarresti no WhatsApp.

Link: https://senscast.org/2020/podcast/deu-ruim-24-penetras-na-festa-da-democracia-com-cris-charao-e-evorah-cardoso/

O formato boletim do DR agora será mensal, e terá como tema o mês que se passou. A primeira edição com essa nova orientação então é o DR#23, que falará das desgraças do mês de outubro de 2020.

Teve dinheiro na cueca, Chile, cinema reabrindo, Robinho se fodendo, aulas voltando e, claro, eleições.

Link: https://senscast.org/2020/podcast/deu-ruim-23-chichichi-lelele-out-2020/

Curtiu? Não curtiu? Quer sugerir um tema? Vem de Twitter e/ou entra no grupo de discussão d’O Anarresti no WhatsApp.

Confira abaixo o mapa do episódio, já com o tempo certo de cada bloco, caso você queira pular alguma parte (não aconselhamos). 

1. Destaque inicial – 00:00:46
Beatriz Aceto, Bruno Pommer e Danilo Heitor abrem as análises sobre outubro falando delas, as campanhas eleitorais, e suas bizarrices, frustrações e expectativas.

2. Educação – 00:19:16
Carol Caetano arregou pro trabalho e, no lugar dela, o também professor Danilo Heitor falou da volta às aulas e da relação entre as revoltas estudantis chilenas e a vitória da constituinte por lá.

3. Política – 00:36:11
Mayara Vivian, nossa hippie-punk-rajneesh, fala do Chile, da constituinte, dos protestos que levaram até ela e de como as ruas brasileiras poderiam beber um pouco dessa água.

4. Trabalho&Economia – 00:52:40
O historiador e meia-cancha Danilo Nakamura segue no Chile pra falar do processo de financeirização de TUDO que levou ao processo atual de mudanças, e de como o Brasil segue caminhos parecidos – os errados.

5. Esporte – 01:14:08
Nosso camisa 4 Helsom Teixeira fala de Pelé, racismo, Maradona, a atuação de ex-esportistas na política e, infeliz mas necessariamente, do caso Robinho.

6. Mídia&Poder – 01:34:02
Maurício Klaser se afundou nas drogas das campanhas eleitorais e nunca mais foi visto. Daí, seu conterrâneo Bruno Pommer assumiu a sessão pra falar um pouco mais das campanhas e dos (não) debates.

7. Cultura&Cotidiano – 01:58:03
Leonor Macedo tirou licença pra cuidar do pai (força!) e deixou Beatriz Aceto com a missão de falar da volta dos cinemas e de como uma tour pelo centro de SP sobre a cultura negra pode terminar em racismo.

8. Meu Brasil brasileiro – 02:15:24
O convidado da seção Meu Brasil Brasileiro foi o trabalhador de museu e comunista Gabriel Orlando, que comentou sobre o que sabia e o que não sabia que aconteceu em outubro.

9. Troféu “Já Pode Ser Ministro” – 02:21:45
Ninguém fez mais por merecer o troféu Já Pode Ser Ministro em outubro de 2020 do que Robinho, que além de confessar o estupro ainda conseguiu falar tanta merda quanto seu próprio ídolo-presidente.

O episódio 22 do Deu Ruim teve como convidadas a professora de meditação Bia Yu e o técnico de informática Alex Fichler, que largaram seus empregos pra ir combater o fogo no Pantanal.

Membros de duas brigadas diferentes, a Brigada Autônoma e a Brigada Lucas Eduardo Martins, os dois falaram um pouco sobre como foi e como está sendo o combate por lá, a precariedade das forças oficiais do governo, o que faz e como se tornar um brigadista voluntário e o cenário do pós-fogo, que está por vir e traz consequências pesadas.

Link: https://senscast.org/2020/podcast/deu-ruim-22-anarquistas-contra-o-fogo-com-bia-yu-e-alex-fichler/

Pra além de ouvir o episódio, você pode ajudar através do crowdfunding para comprar equipamentos para a Brigada Autônoma: https://www.catarse.me/brigada_autonoma_equipamentos_de_protecao_individual_para_combate_a_incendio_c57f?ref=project_link

Lembrando que temos um Twitter (https://twitter.com/deuruimpod) e um grupo de discussão d’O Anarresti no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Il5oGaiA5n1HxbqMBePThZ

REFERÊNCIAS:

  1. Crowdfunding para comprar equipamentos para a Brigada Autônoma: https://www.catarse.me/brigada_autonoma_equipamentos_de_protecao_individual_para_combate_a_incendio_c57f?ref=project_link
  2. Facebook da Brigada Autônoma: https://www.facebook.com/brigadaautonoma/
  3. Twitter da Brigada Autônoma: https://mobile.twitter.com/AutonomaBrigada
  4. Instagram da Brigada Autônoma: https://www.instagram.com/brigadaautonoma/
  5. Facebook da Brigada Lucas Eduardo Martins: https://www.facebook.com/Brigada-Lucas-Eduardo-Martins-107815547764608/
  6. Instagram da Brigada Lucas Eduardo Martins: https://instagram.com/brigadalucaseduardo
  7. A história da Brigada Lucas Eduardo Martins: https://ponte.org/morto-apos-ser-levado-pela-pm-lucas-sonhava-em-ser-bombeiro-uma-brigada-usa-seu-nome-para-salvar-o-pantanal/
  8. Reportagem em inglês sobre as duas brigadas: https://freedomnews.org.uk/voice-from-the-frontline-brazils-antifa-firefighters/
  9. O caso do menino Lucas: https://ponte.org/lucas-14-esta-morto-ele-sumiu-apos-abordagem-da-pm-diz-familia/
  10. Situação dos incêndios nas terras indígenas: https://ponte.org/incendios-ja-tomam-quase-metade-das-terras-indigenas-no-pantanal/
  11. O mito do boi bombeiro: https://g1.globo.com/natureza/pantanal/noticia/2020/10/20/levantamento-da-ufmg-questiona-tese-do-boi-bombeiro-ao-apontar-que-cidades-com-maior-rebanho-tiveram-mais-queimadas-no-pantanal.ghtml

As vinhetas são todas do Davi Agathocles: https://twitter.com/daviagathocles

A capa deste episódio é do Bruno Pommer: https://twitter.com/kadjoman

Deu Ruim é uma produção d’O Anarresti: https://twitter.com/OAnarresti // oanarresti@gmail.com // https://chat.whatsapp.com/Il5oGaiA5n1HxbqMBePThZ

Leônidas da Silva, Pelé, Neymar, Robinho, futebol, fama, racismo, estupro, imagem e poder: o Deu Ruim #21 convidou a historiadora, pesquisadora e torcedora santista Diana Mendes Machado pra falar sobre como o jogador de futebol se torna craque – e o que isso significa no Brasil.

Deu tempo ainda de falar do Lewis Hamilton, da Etiene Medeiros e de discutir se a representação de atletas e celebridades negras é racista, sim ou com certeza. Lembrando que temos um Twitter (https://twitter.com/deuruimpod) e um grupo de discussão d’O Anarresti no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Il5oGaiA5n1HxbqMBePThZ

Link: https://senscast.org/2020/podcast/deu-ruim-21-o-craque-no-espelho-com-diana-mendes-machado/

REFERÊNCIAS:

  1. Reportagem com a Diana sobre a mulher no futebol: https://www1.folha.uol.com.br/esporte/2020/09/mulher-gosta-de-futebol-e-o-ve-como-atuacao-politica-diz-historiadora.shtml
  2. Podcast com a Diana sobre a pesquisa dela: https://jornal.usp.br/podcast/dois-antigos-craques-do-futebol-e-a-construcao-visual-de-suas-figuras/
  3. Reportagem sobre os jogadores se tornando celebridades: https://www.estadao.com.br/infograficos/esportes,como-os-jogadores-brasileiros-viraram-superastros-e-celebridades,1121554
  4. Tese da Diana: https://www.bn.gov.br/producao/documentos/fotografia-biografia-representacao-visual-crack-futebol
  5. Neymar campeão de inadimplência: https://istoe.com.br/neymar-entra-na-lista-de-devedores-da-espanha-por-divida-de-r-228-milhoes/

As vinhetas são todas do Davi Agathocles: https://twitter.com/daviagathocles A capa deste episódio é do Bruno Pommer: https://twitter.com/brunopommer Deu Ruim é uma produção d’O Anarresti: https://twitter.com/OAnarresti // oanarresti@gmail.com // https://chat.whatsapp.com/Il5oGaiA5n1HxbqMBePThZ

Ouvir direto do Archive.org

O DR#20 resolveu explorar a relação entre música e sociedade, partindo de uma análise da discografia dos Ratos de Porão

Mas esse foi só o começo, e durante o episódio nossos comentaristas promoveram um shuffle que teve de Djonga a Sá & Guarabira, passando por Queen, marchinhas da seleção, músicas de protesto e, é claro, as instituições do karaokê e do cantar no chuveiro.

Link: https://senscast.org/2020/podcast/deu-ruim-20-quem-canta-seus-males-espanta/

Neste link, celebrando as 20 edições do podcast, a playlist com todas as músicas utilizadas nos episódios de 11 a 20: https://www.youtube.com/playlist?list=PLKsDLZOmK_GiZFLLz14NsFutbV1p5rdpQ

Curtiu? Não curtiu? Quer sugerir um tema? Agora temos um Twitter próprio do podcast: https://twitter.com/deuruimpod

Confira abaixo o mapa do episódio, já com o tempo certo de cada bloco, caso você queira pular alguma parte (não aconselhamos). Não tivemos a seção Mídia&Poder porque nosso intelectual não-fumante Maurício Klaser está atolado de trampo.

1. Destaque inicial – 00:01:09
Bruno Pommer, Danilo Heitor e Beatriz Aceto começam o episódio apontando como o Ratos de Porão promove, disco a disco, uma análise da situação social brasileira nos últimos 40 anos.

2. Educação – 00:25:31
Carol Caetano mostra que tá afinadinha com o que tá acontecendo no mundo da educação no Brasil e faz coro com Freddie Mercury e com os estudantes brasileiros: we want to break free!

3. Política – 00:43:11
A (ex?) punk geógrafa Mayara Vivian fala de gostos e desgostos nas canções de protesto e nos protesto-canções que encontrou pela vida, tanto no Brasil quanto nas ruas insurgentes do Chile.

4. Trabalho&Economia – 01:02:55
O sempre certeiro Danilo Nakamura traz Chico Buarque para o programa pra falar dos marginalizados, sua cultura e a revolta popular, aproveitando pra discutir sobre onde foi parar a MPB nos dias de hoje.

5. Esporte – 01:22:51
O beque clássico Helsom Teixeira coloca o esporte no mesmo lugar da música enquanto indústria, e embaralha os dois pra falar sobre como ambos, juntinhos, podem cegar a população nos momentos de triunfo esportivo.

6. Cultura&Cotidiano – 01:39:01
A aniversariante Leonor Macedo voltou do interior pra contar sobre como ela veio ao mundo ao som de Sá e Guarabira e como cantar bem no karaokê é um insulto à cultura popular brasileira.

7. Meu Brasil brasileiro – 02:06:39
Pra não ficar só na desgraça, convidamos a geógrafa Mariana Hope pra participar da seção Meu Brasil Brasileiro e nos dizer se há esperança pra quem vive na cidade ou se é melhor pular da borda da terra plana de uma vez.

8. Troféu “Já Pode Ser Ministro” – 02:18:13
O JPSM foi pela primeira vez um prêmio coletivo, e quem ficou com ele foi o bando de metaleiro reaça que arrancou os cabelos por conta da interação nas redes sociais entre Angra e Pabllo Vittar.

 


REFERÊNCIAS:

Deu Ruim é uma produção d’O Anarresti: https://twitter.com/OAnarresti // oanarresti@gmail.com // https://chat.whatsapp.com/Il5oGaiA5n1HxbqMBePThZ

Ouvir direto no Archive.org

 

Depois do arroz, o algodão – e todo o resto: o DR#19 conversou com Laissa Negoseki, dona da loja Brusinhas, sobre a crise que afeta toda a cadeia de produção do setor têxtil.

Rolou falar também sobre precarização do trabalho, modo de vida industrial e os possíveis problemas familiares que enfrentaremos neste Natal por falta de peças. Ainda bem que tá calor e tá todo mundo nu – mas cuidado com a mão boba invisível do mercado.

Link: https://senscast.org/2020/podcast/deu-ruim-19-nu-com-a-mao-do-bolso-com-laissa-negoseki/

O DR#18 teve como tema central algo que os paulistanos – mas não só eles – estão acostumados: viver em uma cidade que odeia gente

Em torno da ideia de direito à cidade, navegamos bloco a bloco pelas questões que o cotidiano de cidades cada vez mais à direita impõe para a população, com muito mais peso para quem tem menos dinheiro e recurso.

Link: https://senscast.org/2020/podcast/deu-ruim-18-cidades-que-odeiam-gente/

As mães estão por todos os lados, e a nossa vida depende delas. Então, porque é tão difícil ser mãe na universidade? No trabalho? Em qualquer lugar?

No DR#17, que contou com a estreia de Beatriz Aceto como apresentadora, convidamos a mãe, estudante, atriz e saboeira Amanda Freire, ocupante da Creche Oeste da USP, e a também estudante, cover da Marjorie Estiano e geógrafa Lívia Jorge, pesquisadora do tema da maternidade na universidade, pra falar sobre o assunto.

Link: https://senscast.org/2020/podcast/deu-ruim-17-ser-mae-e-um-castigo-com-livia-jorge-e-amanda-freire/

Demorou um pouco, mas saiu o DR#16, que discute as barbaridades das últimas semanas cometidas em nome de deus

Não que seja uma novidade na história humana atrocidades relacionadas à religião, mas o avanço do projeto de poder neopentecostal conservador e as consequências que já sentimos em torno dele mereciam um episódio próprio – com destaque para a trilha sonora.

Link: https://senscast.org/2020/podcast/deu-ruim-16-em-nome-de-deus/

A fome é uma questão no Brasil desde sempre, mas ela piora com a pandemia. E tem bastante gente ganhando dinheiro com isso.

Convidamos pra discutir o assunto conosco no DR#15 o geógrafo e professor da Unifesp José Raimundo Sousa Ribeiro Júnior, popularmente conhecido como Zé ou Juninho. No debate, definições do que é fome, as ações governamentais pra lidar (ou não) com a questão e o que você tem a ver com isso.

Link: https://senscast.org/2020/podcast/deu-ruim-15-fome-da-lucro-com-jose-raimundo-sousa-ribeiro-jr/

Depois de um pequeno hiato, o DR#14 chega com um tema inspirado pelo querido Diego Mesa, que nos deixou no fim de julho: nenhum rico presta

Da educação ao esporte, passando pelo cotidiano, nosso boletim elencou um número mais do que suficiente de motivos para sustentar o título do episódio. Quase duas horas e meia de declarações fortes porém necessárias sobre como o mundo seria melhor se as 5 ou 7 mil mortes previstas por donos de restaurante e empreendedores durante esta pandemia tivessem acontecido entre o 1% de cima da pirâmide social.

Link: https://senscast.org/2020/podcast/deu-ruim-14-nenhum-rico-presta/

A destruição da Amazônia não é de hoje: é um projeto de mais de quatro séculos. Mas a velocidade e a intensidade imprimidas pelo atual governo ao processo nos fazem vislumbrar a chegada cada vez mais iminente do Grande Deserto Amazônico, a oitava maravilha da humanidade prevista por Ignácio de Loyola Brandão ainda na década de 1980, em seu livro “Não verás país Nenhum”.

É claro que isso não vai acontecer sem resistência. E é pra falar dela que Bruno Pommer e Danilo Heitor convidaram a geógrafa, doutoranda e curumim-iê-iê Pietra Cepero, pesquisadora e ativista na Reserva Extrativista Chico Mendes.

Link: https://senscast.org/2020/podcast/deu-ruim-13-grande-deserto-amazonico-com-pietra-cepero/

O episódio 12 do Deu Ruim é um episódio em luto. Perdemos nosso companheiro Diego Mesa, um lutador em diversas frentes, especialmente a dos podcasts. Uma das pessoas por trás da Rádio Sens, e que nos trouxe para dentro dela. Faria aniversário ontem, 27/07, e sua partida no último sábado adiou o lançamento deste episódio, que tem uma pequena homenagem a ele em sua abertura. Diego, você sempre estará presente!

Apesar do luto, seguimos. Porque o Diego amava a Sens, amava o audiovisual, e seguir será sempre uma forma de mantê-lo vivo.

No DR#12, iniciamos uma mudança: os episódios no formato boletim agora serão temáticos. E nesse primeiro, convidamos você a reprogramar seu DNA para deixar a positividade entrar e refazer completamente seu mindset: nosso tema é o Mundo Coach, cujos termos invadiram sem pedir licença todos os âmbitos da nossa vida.

Outra novidade importante é que temos agora um Twitter próprio do podcast: https://twitter.com/deuruimpod

Link: https://senscast.org/2020/podcast/deu-ruim-12-mundo-coach/

MBL: quem são? O que comem? Como se reproduzem? Bruno Pommer e Danilo Heitor fizeram essas e outras perguntas para o pesquisador de mídias sociais e comunicação Maurício Klaser

Mas pera, esse não é o comentarista de Mídia&Poder da versão boletim do podcast? Ele mesmo, que depois de anos estudando o MBL tinha coisa o suficiente pra falar a ponto de fazermos uma entrevista exclusiva. Rolou exposed de quem financia, pistolagem sobre “gramscianismo de direita” e até uma revelação incluindo Olavo de Carvalho e Lênin.

Link: https://senscast.org/2020/podcast/deu-ruim-11-mbl-2-cao-agora-e-outro-com-mauricio-klaser/

O destino do coronavírus no planalto deu o tom do Deu Ruim #10, que contou com vídeo e playlist musical para comemorar a marca de dez episódios

Mas claro que não falamos só disso: teve breque dos apps, situação dos imigrantes, inativismo político na pandemia, o novo cotidiano drive-in no Brasil, a bagunça da educação e o “flascismo” no futebol.

Link: https://senscast.org/2020/podcast/deu-ruim-10-gripezinha-subiu-rampa/

Maurão Barba tem 46 anos e é motoboy de aplicativos há menos de dois, desde que deixou o mercado corporativo. Trabalha e trabalhou pra vários app de entrega, não só os de comida. Seu veículo é a moto.

Joaquim Alves tem 22 anos, está na universidade e trabalha com o Señoritas Courier, um coletivo de entregadores pertencentes à comunidade LGBTQIA+. Também trabalha para os app de entrega de comida, tudo isso pedalando sua bike.

Os dois contaram sobre a rotina, as reivindicações e as possibilidades dos entregadores, além de comentar sobre o breque do dia 1º de julho e falar das esperanças para o futuro do movimento.

Desta vez, o episódio não estará na programação da Rádio Sens. Isso porque o Diego Mesa se acidentou e está afastado dos trabalhos momentaneamente. Mas você ouve ele por aqui normalmente.

Força Diegão, que se recupere o quanto antes! Esse episódio é pra você.

Link: https://senscast.org/2020/podcast/deu-ruim-09-breque-o-cappital/

O Deu Ruim boletim desta semana tem como tema as pragas que o brasileiro enfrenta: de gafanhotos à falta de novos cenários para a novela farsesca que a gente chama de política

Você vai viajar do plano de genocídio, digo, de volta às aulas até um guia com dicas sobre o que fazer – e principalmente onde ficar – em Atibaia. No meio disso tudo, greve de entregadores, yoga fascista versus namastreta, e a volta do futebol – e do contágio por aglomeração em países onde isso tinha parado.

Link: https://senscast.org/2020/podcast/deu-ruim-08-essa-mistura-de-brasil-egito/

Voltamos ao formato entrevista pra falar de uma gangue que aterroriza corpos e mentes pelo mundo todo: a polícia

Nosso convidado é o professor, punk e palmeirense Acácio Augusto, que trouxe argumentos fortes pra reforçar um sentimento que as ruas, principalmente na periferia, conhecem faz tempo: não existe polícia boa, e se quisermos parar com o genocídio do qual George Floyd foi uma das vítimas mais recentes, a polícia precisa acabar. Se você discorda, esse é mais um motivo pra escutar a conversa. No final, rolou até uma confissão inédita por parte do convidado, que, apesar de ser arroz de festa nos podcasts antifascistas, nunca tinha feito esse desabafo.

Link: https://senscast.org/2020/podcast/deu-ruim-07-fim-da-policia/

Deu Ruim #06: Enxofre é a cura [ SEM CAPA]

Essa semana, o Deu Ruim volta ao formato de boletim informativo – ou algo próximo disso

Contamos novamente com nossos cinco especialistas (dessa vez com uma substituição), mais um entrevistado na seção “Meu Brasil Brasileiro” e a entrega de mais um troféu na seção “Já pode ser ministro”

E se você aguentar o black metal do final até o fim, tem uma risada surpresa depois da música. Nós juramos.

Link: https://senscast.org/2020/podcast/deu-ruim-06-enxofre-e-cura/

A última novidade do Deu Ruim é que ele agora é semanal e mutante: numa semana boletim, na outra entrevista, e o primeiro entrevistado é Fernando Sarti Ferreira, professor, historiador, guitarrista e membro do GMarx – Grupo de Estudos de História e Economia Política

A conversa foi baseada em dois textos recém publicados por ele (um deles em parceria com a Rosa Rosa Gomes, link nas referências) e girou em torno do bolsonarismo e suas cada vez mais explíticas intenções facistas, além do papel da classe média na conjuntura política atual brasileira.

Link: https://senscast.org/2020/podcast/deu-ruim-5-bolsonarismo-fascismo-pobreza-da-classe-media-com-fernando-sarti-ferreira/

Depois de um mês, o Deu Ruim volta com novo formato: um boletim informativo desta grande caixa de comentários de portal de notícia chamada Brasil

E nosso time está grande: contamos agora com 5 especialistas abalizados, cada um mestre em um tema diferente – não necessariamente com diploma. Além disso, dois quadros novos no final do programa.

Link: https://senscast.org/2020/podcast/deu-ruim-04-fake-acima-de-tudo-zap-acima-de-todos/

Deu Ruim #03: Home Office [sem capa]

No terceiro episódio de Deu Ruim, o tema foi algo que afeta quase toda a humanidade no momento, se não direta, indiretamente: o home office 

Antes uma “opção” (?) para alguns empregos, trabalhar de casa se tornou mandatório pra muitas das pessoas que, bom, não trabalham na roça, na indústria ou em alguma atividade necessariamente presencial. O que leva a pensar: nossa carga de trabalho diária, que em alguns casos aumentou na quarentena, é compatível com a ideia de uma vida digna e de qualidade? Trabalhar de casa melhora a vida na cidade grande? Precisamos mesmo de todos os cargos que existem no mundo do trabalho hoje? O seu chefe precisa de você, mas você precisa dele?

A gente acha que dá, no mínimo, pra questionar: https://senscast.org/2020/podcast/deu-ruim-03-home-office/

Deu Ruim #02: Bilionários deveriam existir? [sem capa]

O segundo episódio de Deu Ruim, o podcast que é uma DR sobre a humanidade, trouxe um questionamento que vem sendo feito por todo o mundo há tempos, e que no meio à crise da pandemia ressurge com força: bilionários deveriam existir?

É óbvio que a resposta é não, mas resolvemos dedicar um episódio inteiro a discutir de leve sobre os porquês.Ouve lá: https://senscast.org/2020/podcast/deu-ruim-02-bilionarios-deveriam-existir/

Deu Ruim #01: O deus-mercado e a sociedade do egoísmo [sem capa]

Está no ar o episódio piloto de Deu Ruim, uma DR sobre a humanidade. Herdeiro direto do Notícia da Semana (https://anchor.fm/noticiadasemana), Deu Ruim é um podcast onde os anfitriões Danilo Heitor e Bruno Pommer pretendem apontar, discutir e fazer escárnio do que há de pior em nós, usando como base notícias bizarras recentes

Neste primeiro episódio, “o deus-mercado e a sociedade do egoísmo”, exploramos alguns dos muitos sintomas de tragédia que a crise da pandemia de coronavírus deixou expostos. De gente estocando papel higiênico à socialite espalhando o vírus por arrogância, não faltam na mídia notícias que simbolizem a cultura do egoísmo que uma sociedade construída em torno da ideia de um mercado onipotente é capaz de cultivar. Só que, mais do que nunca, o deus está caído: as consequências da pandemia expõem as muitas fragilidades e a barbárie do cotidiano capitalista e neoliberal pelo planeta.

Link: https://senscast.org/2020/podcast/deu-ruim-01-deus-mercado-sociedade-egoismo/


Deu Ruim é hospedado pela Rádio Sens, uma rádio online anticapitalista, e produzido pel’O Anarresti.
Ouça também no Spotify, no iTunes e nos agregadores.
Para conhecer outros programas d’O Anarresti, acesse: https://twitter.com/OAnarresti
Ou mande um email: oanarresti@gmail.com